2 de jun. de 2012

UVB-76 captada em Botucatu-SP!


Após mais de um ano tentando captar o sinal da misteriosa rádio russa UVB-76, acho que finalmente consegui. Escuta realizada na noite de 02/06/2012, na cidade de Botucatu-SP, 22:53hs horário local (01:53 UTC), com o Rádio Tecsun PL-660. Em breve darei os detalhes de como consegui a escuta.

DETALHES DA ESCUTA: Após ter recebido várias confirmações (inclusive uma vindo da Alemanha) de que o sinal captado no vídeo é realmente da UVB-76, vou dar os detalhes de como consegui realizar a escuta. Antes, porém, quero fazer alguns agradecimentos, pois sem as pessoas que vou mencionar talvez não conseguisse captar o sinal. Meu amigo Pablo Celestino, que incentivou a não desistir da tentativa de sintonizar a rádio; Eric Camerato, pela dica de tentar captar o sinal em USB; e ao Leonaldo Ferreira, que deu as dicas de qual os melhores horários para a sintonia, e de postar um vídeo no seu blog de como era o sinal da UVB-76 no Brasil. Bom, vamos lá! Já há algum tempo estava ciente de que a sintonia da rádio passava obrigatoriamente pela qualidade da antena. As antenas são sempre um problema para mim, pois não entendo nada sobre elas. Além disso, os meus receptores possuem apenas as antenas telescópicas, que não estavam se mostrando suficientes para captar o sinal da UVB-76. A "saída" que encontrei foi desligar todas as luzes e a cerca elétrica da casa, e conectar a antena externa que acompanha o Tecsun PL-660, na antena do Rádio PX que tenho no carro. Qual não foi a minha enorme satisfação em finalmente conseguir ouvir o sinal da rádio que já tentava há mais de um ano captar. No dia seguinte, conectei a antena externa no portão de casa e consegui novamente captar o sinal! Vou postar esses vídeos em breve. Não foi fácil, mas com a ajuda de outros radioescutas e várias informações, finalmente deu certo. Agora vamos começar uma nova etapa: o aperfeiçoameto das antenas e tentar captar o sinal de uma "number station"... 

PS: Obrigado a todos que assistiram o vídeo e confirmaram que o sinal captado é realmente da UVB-76!

4 comentários:

  1. Olá,
    É possivel ouvir com mais qualidade entre 21:00 e 00:00 no horario de brasilia. Tente novamente eu já consegui um otima escuta usando apenas a antena telescopica. E neste video existe sim o sinal da UVB 76. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Leonaldo pelo comentário e por ter assistido ao vídeo! Vou tentar captar o sinal nos horários que você sugeriu. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. realmente so pricipiante perante tudo em que ja li que ja tenham feito. mas a minha questão agora e de como poderei adequereir esse material para me conectar tb. foi sempre o que me fascinou os misterios que o nosso planeta ainda escode o fazem-no esconder por razões que eu acho meramente irresponssaveis.

    ResponderExcluir
  4. Parabens pela radioescuta da uvb 76 que nao e facil . sera que qualquer radio ondas curtas consegue capta - la? Moro em para de minas mg perto de bh.

    ResponderExcluir